PBGÁS adere a campanha do Abril Verde com palestra sobre prevenção de acidentes de trabalho

20 abr 2021   //   por Clóvis Augusto Guimarães Gaião de Queiroz   //   Notícias

abril verde feed 11

Dentro da Programação do Abril Verde, mês dedicado a Saúde e Segurança no Trabalho, a PBGÁS realiza na próxima quarta-feira (21), palestra sobre As formas de prevenção aos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais   com o Técnico de Segurança do Trabalho, Nivaldo Barbosa e com o gerente de Segurança, Meio ambiente e Saúde da PBGÁS, Edmilson de Souza Filho, no auditório do Ecobussiness Center.

 

A palestra será transmitida para aos funcionários da PBGÁS que estão em home office. Em alusão a data, os funcionários da companhia receberão laços verdes em alusão a campanha. Na ocasião  também será apresentado aos colaboradores da companhia o novo vídeo institucional da PBGÁS, que será lançado neste mês de abril nas redes sociais da companhia.

 

O engenheiro Edmilson Souza Filho destacou a importância da implantação da cultura de segurança e saúde ocupacional no ambiente de trabalho e destacou que a PBGÁS prioriza a adoção de medidas de prevenção em todos os níveis de empregados. “Em sua rotina de trabalho é muito importante seguir cuidados essenciais para evitar acidentes e doenças ocupacionais. Não feche os olhos para os riscos, prevenir acidentes de trabalho é cuidar da vida. A PBGÁS apoia esta causa”.

 

Paraíba é pioneira no Abril Verde

 

O Estado da Paraíba é pioneiro na criação da campanha do Abri Verde com a Lei Municipal 12.814/2014, propositura do vereador Bira Pereira”, que determina a instituição de Campanha de Prevenção aos Acidentes do Trabalho e Doenças Ocupacionais, durante o mês de Abril e a adoção do “Laço na cor Verde” como símbolo da campanha. Em 2017 foi criada a 1° Lei Estadual 10.864/2017, propositura do Deputado Anísio Maia, que determina que a Campanha seja incluída no Calendário Oficial de Eventos do Estado da Paraíba.

 

O mês de abril foi escolhido por já ser marcado pelos dias 07 “Dia Mundial da Saúde”, criada em 1948 pela Organização Mundial de Saúde, que tem como objetivo conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional. Essa data foi estabelecida para coincidir com a de fundação da referida organização, e foi comemorada, pela primeira vez, em 1950.

 

Em 28 de abril de 1969, ocorreu uma explosão numa mina no estado norte-americano da Virginia que matou 78 mineiros. Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu a data como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Em 2019, o evento chama a atenção para um futuro de trabalho seguro e saudável. A data foi instituída no Brasil pela Lei nº 11.121/2005.