Pensamento Estratégico

A existência de um plano estratégico aumenta a possibilidade de uma empresa aproveitar potencialidades e oportunidades atuais e futuras, ao mesmo tempo em que possibilita reduzir a probabilidade de restrições e ameaças, podendo, a partir delas, prever boa parte dos riscos e situações operacionais adversas. Portanto, a idéia é adquirir, através da elaboração de um Plano Estratégico, conhecimento suficiente do contexto do negócio, dos objetivos a serem perseguidos, dos clientes atuais e potenciais, dos mercados, dos preços, da concorrência, dos recursos financeiros disponíveis, entre outros, a fim de permitir um melhor gerenciamento das operações e o estabelecimento de estratégias que permitam a consecução dos melhores resultados.

Plano Estratégico

A PBGÁS tem consciência da sua importância e responsabilidade em relação ao desenvolvimento do estado da Paraíba, bem como para o fortalecimento e consolidação do mercado de gás natural. Desta forma, tendo em vista novos desafios, a empresa desenvolveu o seu Plano Estratégico tendo como horizonte temporal o período 2012 a 2020. Este Plano foi realizado a partir de uma profunda reflexão de todos os seus gestores, tanto em nível estratégico quanto tático, considerando os cenários externos que podem influenciar em seu desempenho, bem como a partir de um diagnóstico das potencialidades que a Companhia dispõe frente a esses cenários. O Planejamento Estratégico da PBGÁS é o resultado de uma vasta pesquisa sobre os movimentos econômico, político, regulamentar e mercadológico que podem influenciar o desempenho da empresa, além de uma discussão produtiva de como a Companhia pode evoluir para tornar-se mais competitiva e ampliar sua participação de mercado, produzindo os resultados socioambientais esperados pela sociedade paraibana

Às discussões que propiciaram a consecução de seu Plano Estratégico – horizonte 2012-2020, a PBGÁS incorporou a nova percepção, em termos de gestão estratégica, de que as organizações precisam atuar em seus negócios mediante uma prática de CRIAÇÃO DE VALOR COMPARTILHADO (CVC), onde à atuação empresarial deve estar associada uma atuação socioambiental responsável, e que ao produzir resultados para os clientes e acionistas, a Companhia esteja simultaneamente, produzindo resultados que tornem o seu estado mais justo e sustentável.

Missão Institucional

Comercializar e distribuir gás canalizado no Estado com qualidade, segurança, sustentabilidade e inovação, criando valor para a sociedade, clientes e acionistas, contribuindo para o desenvolvimento da Paraíba.

Visão de Futuro

Ser, até 2020, uma companhia reconhecida por sua responsabilidade socioambiental e pela promoção da eficiência energética.

Princípios

Ética

Agir com eficiência, responsabilidade, seriedade e transparência, respeitando os padrões legais e morais da sociedade

Satisfação dos clientes

Atender o cliente com cortesia, qualidade técnica, regularidade, trazendo-lhe oportunidades de maior produtividade e eficiência energética.

Responsabilidade socioambiental

Preservar os recursos ambientais e culturais para gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais

Garantia de valor agregado ao negócio

Gerar melhores resultados para os acionistas ao garantir o retorno sobre o capital investido e agregar valor ao negócio da companhia.

Excelência da gestão

Adotar boas práticas de Governança Corporativa, cumprindo os padrões nacionais de excelência em gestão.

Valorização e desenvolvimento das pessoas

Reconhecer e valorizar o mérito dos colaboradores que alcançam e superam os resultados planejados, estimulando o seu desenvolvimento profissional e pessoal, bem como considerá-los instrumentos indispensáveis a consecução dos objetivos corporativos.

Segurança

Promover o gerenciamento de riscos, atuando na prevenção, preservação da saúde e integridade de sua força de trabalho e na proteção das pessoas.

Cooperação e sinergia

Desenvolver parcerias externas e manter um ambiente onde as pessoas trabalhem de forma colaborativa, visando à obtenção de melhores resultados para a companhia.

Clareza e transparência na comunicação

Praticar uma comunicação de qualidade fazendo com que as informações fluam de forma objetiva, clara e tempestiva em todo o ambiente corporativo.

Qualidade de vida

Acreditar que o ambiente de trabalho deve criar vínculos de respeito e amizade e que a companhia pode contribuir para a promoção da saúde e qualidade de vida de seus colaboradores.

Direcionamento Estratégico

Considerando seu core business e a cadeia de valor da companhia, a PBGÁS definiu o seu posicionamento estratégico assumindo o desafio de identificar as questões sociais e ambientais que podem ser potencializadas ao atuar no mercado, associando aos resultados empresariais os resultados socioambientais que podem ser proporcionados à sociedade.
Diante dessa premissa, definiu seu posicionamento estratégico, sua estratégia empresaria e os macro-objetivos até 2020.

Eixos de posicionamento estratégico: Expansão da atuação no mercado; Excelência empresarial; Responsabilidade socioambiental.

Estratégia Empresarial da PBGÁS: Desenvolver o mercado a partir da criação do valor compartilhado (CVC).
Entendemos que a criação de valor compartilhado (CVC) é gerar valor econômico para todas as partes interessadas do negócio, atendendo às necessidades socioambientais.
É ter uma atuação estratégica cuja prática da sustentabilidade seja sistêmica, programática e alinhada ao core business da companhia.

Macro-objetivos: Expandir  e diversificar o mercado de gás combustível no território paraibano; Internalizar e desenvolver tecnologias que adicionem valor para a companhia e para o cliente; Internalizar os fundamentos e os critérios do Modelo de Excelência em Gestão; Alinhar a atuação socioambiental ao negócio da empresa.