Histórico

Atendimento ao mercado, satisfação de pessoas e conservação do meio ambiente. A partir destes pilares estratégicos e da concepção de difusão de uma energia limpa, em 25 de outubro de 1994 a PBGÁS foi fundada sob forma de economia mista, atendendo a lei estadual n° 5.680/92. Com o início de suas operações, em 1995, a empresa partiu efetivamente para a exploração exclusiva da atividade de distribuição de gás canalizado no Estado da Paraíba, conforme a lei n° 9.493/94, e desde então vem contribuindo para o desenvolvimento tecnológico, econômico e social local.

Contribuíram, também, de forma decisiva para sua implantação a Constituição Federal que, em seu art. 25, parágrafo 2°, promulga a concessão exclusiva de distribuição de gás canalizado ao estado e as primeiras pesquisas de mercado que já demonstravam, de início, os efeitos positivos da inserção do gás natural na matriz energética do estado. Em sua formação inicial a empresa teve a representação do Governo do Estado da Paraíba – acionista controlador, através da Secretaria de Infra-Estrutura, bem como de dois acionistas de peso no cenário de energéticos: a Petróleo Gás S/A – GASPETRO controlada da empresa Petróleo Brasileiro S/A – PETROBRÁS, que vem atuando desde 1994 no mercado brasileiro de distribuição de gás natural, e ainda a Gás Participações – GASPART que atuou nos mercados de distribuição de gás natural das regiões Sul e Nordeste até 2006. No ano de 2006, a Mitsui Co., empresa japonesa, inicia investimentos no segmento de distribuição de gás natural no Brasil adquirindo o controle da GASPART. Ainda em 2006 a razão social da GASPART muda para MITSUI GÁS E ENERGIA DO BRASIL Ltda.

Desde a sua criação, investindo na utilização da energia mais limpa de origem fóssil, a PBGÁS vem desenvolvendo ações para implantar a infra-estrutura básica necessária ao desenvolvimento de seus serviços, realizando todos os estudos técnicos e de mercado necessários à garantia das melhores condições operacionais e de segurança de fornecimento do gás natural aos seus clientes, em estreita sintonia com as questões sócio-ambientais e seus resultados econômico-financeiros.

Atualmente, a Companhia concentra esforços na diversificação de seu mercado – destaque especial para o segmento residencial e comercial, na ampliação de sua estratégia de interiorização e na implantação de um modelo de gestão empresarial que garanta à PBGÁS uma posição de destaque no cenário nacional.