Companhias de Gás do Nordeste discutem direito de preferência dos Estados na compra das ações da Gaspetro

26 ago 2021   //   por Clóvis Augusto Guimarães Gaião de Queiroz   //   Notícias

Encontro Governadores do NE

Os diretores presidentes das distribuidoras de gás da região Nordeste se reuniram nesta quarta-feira, 25, em Natal para alinhar diversas pautas como o direito de preferência dos Estados na compra das ações da Gaspetro, uma vez que a Petrobras está saindo do mercado de distribuição de gás.

O Encontro foi sediado pela Companhia Potiguar de Gás (Potigás) e realizado após a reunião dos Governadores da região. Os presidentes das companhias trataram do transporte de gás e os novos contratos de suprimentos que estão sendo fechados pelas distribuidoras para aquisição de gás natural.

O diretor-presidente da PBGÁS, Jailson Galvão, disse que foi muito importante a realização do encontro das distribuidoras dentro do fórum de governadores do Nordeste com a discussão da venda das ações da Gaspetro onde houve um posicionamento unificado dos governadores no sentido de exercer o direito de preferência das ações postas a venda, assim como demonstrou o governador João Azevêdo.

Na avaliação de Jailson Galvão, isso dará uma maior ação na diretoria, no conselho de administração e em toda a administração. “Neste momento que o setor de gás passa por uma transição com um novo marco regulatório (A nova lei do Gás, promulgada em abril deste ano e a saída da Petrobras da Distribuição também é um importante momento para o Estado se reposicionar dentro da companhia que tem o papel de levar a infraestrutura do gás para cada vez mais paraibanos (as)”, pontuou.

Participaram do encontro os diretores presidentes das Companhias de Gás de Alagoas (Algás), Bahia (Bahiagás), Ceará (Cegás), Maranhão (Gasmar), Paraíba (Pbgás), Piauí (Gaspisa) e Sergipe (Sergás) do Rio Grande do Norte (Potigás), que também acompanhara, a reunião dos governadores realizada em Natal.