vídeo conferência

Durante videoconferência realizada na manhã de desta quarta-feira (1), com a participação dos 73 colaboradores da PBGÁS e da Médica do Trabalho,  Monica Castro, a Diretoria Executiva da PBGÁS a representante do comitê de acompanhamento do Covid-19 apresentaram o Plano de Retorno Seguro das atividades na sede da companhia e no escritório de Campina Grande, a partir do dia 6 de julho, de uma forma gradual em decorrência da pandemia do Covid-19.

 

O plano, apresentado pela gerente de Recursos Humanos da PBGÁS, Adriana do Egito, prevê que a 1ª fase de retomada será feita de forma gradual com 28% da força de trabalho, após a testagem de todos os colaboradores que voltarão nesta fase, além da equipe de campo que realiza os atendimentos externos. O plano foi elaborado seguindo todos os protocolos em saúde e respeitando os decretos estaduais e dos municípios. Os atendimentos presenciais continuam suspensos, e pode ser realizado pelo SAC da companhia no 0800 281 0197 ou a partir da próxima semana pelo 83 3219 1700 em João Pessoa e 83 3341 3821 em Campina.

 

 

Dentre as medidas que estão sendo tomadas está a higienização dos locais de trabalho e veículos, distanciamento de 2 metros entre os empregados ao ocuparem as estações de trabalho, uso obrigatório de máscaras, disponibilização de álcool em gel na entrada e pontos estratégicos, verificação da temperatura e colocação de tapete sanitizante na entrada e monitoramento do estado de saúde dos funcionários pela equipe de Segurança, Meio Ambiente e Saúde e pela médica do trabalho, dra. Mônica Castro.

 

Para minimizar o risco de contágio, o expediente presencial também será de seis horas corridas das 8h às 14h, continuando a turma de teletrabalho em dois expedientes sendo das 09 h às 12h e da 13h às 17 h. Ainda de acordo com o plano, discutido pelo comitê e aprovado pela diretoria, os empregados pertencentes ao grupo de risco, quais sejam: os com mais de 60 anos, ou com alguma comordidade, bem como estagiários, gestantes e empregadas mães com filhos menores de 10 anos e empregados que exerçam atividades externas continuarão temporariamente em home office levando-se em conta os critérios de flexibilização definidos no Plano de Retorno Seguro da Companhia.  O objetivo deste retorno gradual é evitar a aglomeração e minimizar o risco de contágio, durante o expediente.

 

A diretora–presidente da PBGÁS, Taciana Amaral, afirmou que após mais de 3 meses de trabalho remoto em decorrência da pandemia do Covid-19, a empresa toma uma decisão madura visando manter a qualidade dos serviços da companhia e, ao mesmo tempo, promover um retorno planejado e seguro para os trabalhadores da companhia e dos terceirizados. “Agradeço pelo empenho de todos (as) nestes três meses em trabalho home office e desejo um retorno seguro para o nosso local de trabalho. Cada um de nós terá um papel importante tanto no ambiente de trabalho, como no trajeto até o escritório, e em nossas casas para a adaptação para uma nova realidade provocada pela pandemia do Covid-19”. completou Taciana.

O diretor técnico comercial da PBGÁS, Paulo Campos, avaliou que o período em trabalho home office representou um grande desafio e aprendizado para a empresa e contou com o engajamento de todos para que a distribuição do gás canalizado, como serviço essencial para a sociedade, continuasse sendo realizado de forma plena e segura. “Foi uma oportunidade para revermos conceitos e práticas de trabalho importantes para a modernização da nossa companhia, como a digitalização dos processos e ampliação dos canais digitais. Os funcionários podem retornar de forma tranquila que a empresa tomou todos os cuidados para que a volta seja segura. A partir de agora todos terão um papel importante para manter o ambiente de trabalho seguro”, explicou.

 

Medidas para o retorno seguro ao local de trabalho      

Testagem de todos os colaboradores que voltarão nesta fase.

Higienização dos locais de trabalho e veículos e limpeza obrigatória dos sapatos no tapete sanitizante.

Distanciamento de 2 metros entre as estações de trabalho

Uso obrigatório das máscaras entregues pela empresa

Disponibilização de álcool em gel em pontos estratégicos

Verificação da temperatura na entrada dos funcionários

Monitoramento do estado de saúde dos funcionários.