Abertura do mercado de gás é discutida pelas distribuidoras do Nordeste

20 set 2019   //   por Clóvis Augusto Guimarães Gaião de Queiroz   //   Notícias

WhatsApp Image 2019-09-19 at 11.49.37

O novo mercado do gás e as estratégias de fortalecimento do setor nos estados nordestinos foram debatidos no encontro das Distribuidoras de Gás Natural do Nordeste realizado nesta quinta-feira (19), em Natal (RN). Projetos prioritários como as compras coletivas pelas companhias, desafios regulatórios e de interligação de gasodutos entre Estados visando a interiorização em regiões com potencial de consumo também foram discutidos pelos representantes das distribuidoras e representantes da Agência Nacional de Petróleo (ANP) que elaboraram um documento para o Consórcio de Governadores do Nordeste.

O encontro foi aberto pela governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra e contou com a participação do senador Jean Paul Prates, dos diretores da ANP, José Cesário Cecchi e a da Abegás, Marcelo Mendonça e os diretores das distribuidoras de gás do Nordeste Paraíba (Pbgás), Ceará (Cegás), Rio Grande do Norte (Potigás), Pernambuco (Copergás), Alagoas (Algás), Sergipe (Sergas) e Bahia (Bahiagás).

O diretor da ANP, José Cesário Cecchi, afirmou que as perspectivas para o novo mercado de gás são boas a partir dessa chamada pública das distribuidoras que terão a oportunidade de comprar gás não apenas da Petrobras, mas de outras supridoras. Segundo ele, estabelecido os desafios de transporte o preço da partícula do gás tende a baixar, o que será positivo para toda a cadeia do gás.

A diretora- presidente da PBGÁS, Tatiana Domiciano, disse que o encontro fortalece a posição das distribuidoras do Nordeste nas discussões do mercado do gás, a medida em que as distribuidoras sem reúnem para traçar reinvindicações e proposições para melhoria da cadeia. “A interiorização do acesso ao Gás natural, investimentos e ampliação na malha de transporte da linha que atende aos estados da região e a perspectiva de contratação de novos supridores foram temas tratados para avanço e melhoria da oferta do gás”, completou Tatiana.

WhatsApp Image 2019-09-19 at 13.17.47