Especialistas apontam tendência de uso do gás natural para climatização e cogeração

28 mai 2019   //   por Clóvis Augusto Guimarães Gaião de Queiroz   //   Notícias

IMG_5475

As novas tecnologias e inovações na construção civil foram debatidas no 1° Ciclo de Palestra do Sinduscon/JP alusivo aos 40 anos da entidade. O evento, que foi realizado durante 3 dias, teve patrocínio da PBGÁS, e contou com palestrantes de renome nacional.

No primeiro dia do evento, o ciclo de palestras teve como palestrantes o engenheiro civil Jonas Medeiros, o Professor e arquiteto Ricardo Nogueira e como mediador o engenheiro civil e gerente de mercado residencial e comercial da PBGÁS, Marco Coutinho.

Jonas Medeiros foi o primeiro palestrante, discorreu sobre construção modular, uma nova forma de construir que já existe em diversos países, a exemplo do Suécia e Japão. Segundo Jonas, a construção modular é um método de construir viável sob o ponto de vista técnico e econômico. Seria a industrialização da construção civil.

“Ela é capaz de solucionar problemas crônicos da nossa indústria, como a baixa produtividade. Mas, é algo que ainda está engatinhando em nosso estado. Nosso processo de construir é praticamente artesanal. O ideal seria produzir a estrutura em fábricas e apenas montar na obra”, explicou Jonas.

O arquiteto Ricardo Nogueira falou sobre arquitetura, os desafios da construção industrializada e o uso do gás natural na construção civil.  Ele enfatizou a necessidade de avançar e se trabalhar de forma mais eficiente, evitando o desperdício. “O caminho é a tecnologia. Isso seria uma quebra de paradigma, sair do modo tradicional que tem um custo muito alto com a mão de obra e partir para a investimentos em equipamento e tecnologia que reduz o custo da obra, tornado mais viável”.

O arquiteto Ricardo Nogueira destacou, ainda,  o uso do gás natural para cogeração de energia e climatização de ambientes, que está entre as novas tendências para modernidade e conforto dos empreendimentos.

o engenheiro Marco Coutinho destacou a mudança no comportamento dos jovens e das novas famílias que estão buscando adequar a necessidade de moradia de acordo com o momento que estão na vida, sem que estejam “presos” a um único imóvel, porém desejando mais opções de serviços integrados ao mesmo empreendimento e melhor qualidade de vida. O Gás Natural traz o conceito da modernidade com a versatilidade de atender desde o conforto de um banho com água aquecida a gás, até a praticidade das secadoras de roupas de uma lavanderia coletiva, e, até mesmo, a climatização da área comum de um condomínio e a própria geração de energia, trazendo assim maior segurança e eficiência energética aos empreendimentos.

Sinduscon comemora 40 anos

O Sindicato da Indústria da Construção Civil de João Pessoa – Sindscon-JP, completa neste mês de maio 40 anos de história. São quatro décadas de compromisso com fortalecimento do setor, com o crescimento da cidade, através da geração de emprego, o que consequentemente auxilia o desenvolvimento socioeconômico estado da Paraíba.

fe998692-3228-4e2f-b27d-51f371df9ffd