PBGÁS apresenta práticas de prevenção de acidentes em gasodutos a funcionários da Cagepa

22 nov 2018   //   por Clóvis Augusto Guimarães Gaião de Queiroz   //   Notícias

IMG-20181116-WA0024.jpg

A PBGÁS apresentou as “Boas Práticas para a Prevenção de Acidentes por Interferência de Terceiros em Redes de Distribuição de Gás” para operadores e técnicos da CAGEPA e contratados. A integração foi feita pelo gerente de Operação e Manutenção , Adilson Cazarini e o técnico Daniel Gomide, na última quarta-feira (14), no auditório da Cagepa, em Marés.

Eles expuseram os aspectos institucionais sobre a PBGÁS, gás natural, área de atuação dos gasodutos, construtivos (materiais utilizados na rede, sinalização, como identificar a presença de gasodutos) e de segurança (Interferências de Terceiros) como uma das principais causas de acidentes em gasodutos, estatísticas no Brasil e em outros países.

De acordo com o técnico da PBGÁS, Daniel Gomide, a atividade possibilitou a integração dos colaboradores da CAGEPA – sobretudo os envolvidos na operação e manutenção da rede de abastecimento d’água e coleta de esgoto – quanto aos cuidados e procedimentos a serem adotados durante escavações e execução de obras nas proximidades do gasoduto, além de disseminar o conhecimento sobre o gás canalizado e os aspectos técnicos da distribuição. “Este trabalho é de fundamental importância para a manutenção de uma convivência segura durante as operações das duas concessionárias – desde a fase de concepção de projetos de expansão, utilização do solo – e tem evitado acidentes, principalmente nos gasodutos em PEAD para distribuição para os segmentos residencial e comercial, mais vulneráveis pelo tipo do material e a área na qual está inserida”    .

Esta é a segunda integração da companhia com a CAGEPA. A primeira foi em 2014 no início do projeto “Prevenção de Acidentes por Interferência de Terceiros – PAIT PBGÁS” (que recebeu uma “Menção Honrosa” no Prêmio TOP Gás de 2014, na PETROBRÁS).