PBGÁS promove palestra e campanha de doação de sangue entre funcionários

13 jun 2018   //   por Clóvis Augusto Guimarães Gaião de Queiroz   //   Notícias

 

IMG_1816 (Small)

A PBGÁS realiza nesta quarta-feira, 14 de junho, dia mundial do doador de sangue, palestra sobre como se tornar um doador de sangue e a importância desse ato de amor ao próximo. A palestra, proferida pela equipe do hemocentro será realizada no auditório I do Espaço Cultural e, também inscreverá colaboradores que queiram doar sangue e ou medula óssea durante o mês de junho.

A ação é uma realização da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidente) da PBGÁS em parceria com o hemocentro de João Pessoa.A data foi criada por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014, e o dia escolhido é uma homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner (14 de junho de 1868 – 26 de junho de 1943), um imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e várias diferenças entre os diversos tipos sanguíneos.

O técnico de processos organizacionais da PBGÁS e representante da CIPA, Daniel Gomide, lembrou que a companhia já proporcionou campanhas internas de doação de sangue e de medula óssea e, este ano, irá repetir esse gesto de amor ao próximo. “Sabemos que neste mês de junho se verifica uma baixa nos estoques de sangue e em parceria com o hemocentro vamos estimular para que ainda mais colaboradores se tornem doadores voluntários e ajudem a salvar milhares de vidas”, destacou Gomide.

Quem pode doar?

Para doar sangue, a pessoa deve estar enquadrada dentro de algumas características específicas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS): Homem ou mulher; entre 16 e 68 anos; ter acima de 50 quilos; não ter Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas, Sífilis, AIDS (HIV), HTLV, estar bem alimentado e descansado, esperar entre 90 e 180 dias após o parto para mulheres grávidas e se estiver gripado, esperar no mínimo 7 dias após a recuperação para poder doar;

Os horário de funcionamento do hemocentro são de segunda a sexta das 07h às 17h30 e aos sábados das 7h às 17h. Mais informações no hemocentro de João Pessoa no 3218-7601 e 3218 7611.